sábado, 25 de setembro de 2010

medo da segurança

Custa-me estar a crescer e estar cada vez mais presa.
A minha escola organizou um clube de política para o 12.º ano. Vão ser criadas listas de ideias e alunos e um presidente será eleito para cada lista. Os presidentes das listas juntam-se com os outros presidentes das outras escolas e vão à Assembleia da República apresentar as suas ideias e teses. Vão dialogar com os deputados portugueses no Parlamento.
O corpo docente acha que, apesar de eu não ter Ciência Política nem estar no 12.º, tenho capacidade e estou à altura do desafio, por isso convidou-me a juntar-me ao clube.
Inicialmente, ao telefone, pareceste-me radiante.
Quando cheguei a casa, os meus receios concretizaram-se: não queres, claro está, que eu fique mais forte do ponto de vista argumentativo. Tens medo que eu fique ainda mais segura de mim mesma e consiga ser mais distinta do que o que queres. Não queres que eu seja influenciada por partidos políticos que não são os meus, os ideais para mim. Ou seja, sabes perfeitamente que eu sou politicamente bastante diferente de ti, mas como apenas tu estás certo - porque tu és o chefe de família e julgas-te papa e rei absoluto, porque todos os outros são cretinos e tu (seu bruto) és detentor da verdade suprema, porque tu és Salazar, és Hitler, és Mussolini e és Franco - eu não tenho liberdade de ser individual e de ser eu própria!


A única coisa que veio alegrar-me e me excitou, me orgulhou de mim mesma, me deixou realmente feliz, foi-ma dada e retirada de imediato. Deves achar que me convences a obedecer-te e que vais longe, assim.

2 comentários:

Adriana disse...

É claro que serias uma grande política =) Tens uma personalidade forta e a força dos argumentos. O poder de comunicar bem e uma comunicação de poder =) Não podes deixar que te deitem a abaixo. Mesmo que seja o Hitler dos tempos modernos.
A tua força de vontade pode ser superior a isso =) Eu acredito em ti, como sempre o fiz e sempre farei =)
Adoro-te ;b

Anónimo disse...

Adriana: As tuas palavras deixam-me sempre tão mais confiante e emocionada! :D Espero conseguir sempre superar as expectativas e nunca desiludir-te.