quarta-feira, 17 de março de 2010

"Conhecimento do Inferno"; António Lobo Antunes

António, um jovem adulto, filho de um cientista, foi mandado para a guerra do Ultramar. Aí, a sua perspectiva do Mundo tornou-se mais fria, mais resistente, menos sensível. Apoiado por uma adolescência apática, António decide seguir psiquiatria, por achar a mais nobre das medicinas, por querer compreender o acto humano e os seus motivos.
Assim, saído da guerra, conclui os seus estudos e consegue um emprego no Hospital Miguel Bombarda.
 À medida que António prossegue na sua carreira, percebe que, de facto, não era aquilo que ele queria para si.
 Dia após dia, sente-se cada vez mais e mais cansado, farto de viver. Sabe que o que oferece aos seus doentes não é o mais justo e correcto, e isso incomoda-o.
Sabe que eles merecem atenção, cuidados, mas que nunca os encontrarão ali. Por outro lado, sente-se farto deles, não se importa com eles, despreza a sua dor, ignora os seus sentimentos. Preocupa-se apenas em receitar-lhes a medicação, interná-los, dar-lhes alta, receber o ordenado. E isso causa-lhe remorsos, culpa, desconforto, transtorno.
E, dia após dia, os seus remorsos aumentam. Torna-se uma pessoa nervosa e vulnerável, cria brigas e lutas em casa, não se recordando de nada a seguir. No âmbito de repousar, a família convence-o a ir ao médico, que o interna de imediato.
E é sobre isto que o livro se curva: as suas memórias, o conhecimento do Inferno da psiquiatria. Na sua essência mais profunda, o livro pode ser considerado um desabafo do autor.
António relata aqui as suas vagas memórias de infância, adolescência e vida adulta. Descreve as pequenas coisas, os confusos sentimentos que o vão atormentando, a sua revolta interna, mas também os intensos prazeres que o despertam, numa organização abstracta e muito pouco cronológica, que reflecte como realmente as suas memórias surgem: confusas e abstractas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito legal teu Blog!!
Vc sempre visita o meu e hj eu visito o teu!

parabéns e sorte no blog.

:]

wee-rocker.blogspot.com
Wee Rocker the Blog do Xandre